Igrejas oferecem ginástica, ioga e até preparam para concursos

2.11.07

A fé move montanhas, forma cabeleireiros, prepara para concursos públicos e deixa em forma fiéis de São José do Rio Preto. São igrejas católicas e evangélicas que oferecem cursos para complementar os ensinamentos espirituais.
A vida da aposentada Ester Viana Miguel, 75 anos, ganhou novo fôlego depois que ela passou a freqüentar aulas de ginástica oferecidas na Basílica de Rio Preto. As aulas são realizadas em uma sala de aula ao lado da Basílica. São duas turmas com 20 alunas. As mais dispostas chegam às 7h. Para aquelas que não querem acordar tão cedo, os exercícios começam às 8h.
“Não basta rezar e não cuidar da saúde. Deus faz a parte dele, preciso fazer a minha.”

Além da aula de ginástica, a Basílica oferece aulas de ioga e atende crianças em uma escola infantil que mantém em parceria com a Secretaria de Educação de Rio Preto.
“Temos uma psicóloga e uma fonoaudióloga que atendem as crianças e seus pais de maneira voluntária”, diz a freira Ednalva Gomes da Silva, coordenadora da escola Elmaz Nakhl Tarraf.

Na 2ª Igreja Presbiteriana, são oferecidas aulas de português e matemática para concurso público. “As pessoas têm necessidades materiais. Quando elas são supridas, as portas espirituais se abrem”, diz o pastor Adair Ordontis Dias.

Para melhorar a convivência entre os freqüentadores da Igreja Adventista, foram criados grupos de teatro e de coreografia. Nos encontros, jovens preparam cenas bíblicas que são apresentadas durante encontros religiosos em Rio Preto e cidades da região.

Além do curso de português e matemática, a Igreja Presbiteriana oferece cursos de cabeleireiro, manicure, corte e costura e oficinas de trabalhos manuais.

Na igreja do Evangelho Quadrangular, os fiéis se uniram para manter a comunidade Vida Nova, que atende dependentes químicos. “Sem a parte social, perdemos a noção do trabalho ensinado por Cristo, que nos ensinou a ajudar o próximo”, diz o pastor Paulo César Grassi.

Fonte: Bom Dia Rio Preto. Publicado em 06/09/2007 no Instituto Jetro.