Canal adventista na língua árabe inicia transmissão

21.12.07

Loma Linda, Califórnia, EUA... [ASN] No dia 11 de dezembro, um ministério de apoio da Igreja Adventista lançou o primeiro programa de televisão em língua árabe da denominação.

O novo canal, que leva o nome de LLBN Arabic, está sendo transmitido através da “Loma Linda Broadcasting Network” (Rede de TV de Loma Linda) e deverá incluir programas espirituais, bem como apresentações musicais e informações sobre saúde. A maior parte da programação será gravada nos estúdios da LLBN, em Loma Linda, Califórnia, EUA.

O diretor da divisão de língua árabe, Lawrence Geraty, comentou que o Oriente Médio abriga uma significativa porcentagem da população mundial que é muitas vezes negligenciada em esforços evangelísticos.

"A Igreja Adventista do Sétimo Dia mantém muitos valores em comum com pessoas árabes", disse Geraty. "Este é um ministério que pode alcançar essas pessoas por meio da televisão, um veículo de comunicação que virtualmente todos podem ter acesso no Oriente Médio".

Os programas serão inicialmente distribuídos através da Internet, inclusive por métodos avançados de recepção de vídeo, dispensando até o uso do computador, por meio de equipamentos ligados diretamente ao aparelho de TV. Esse sistema, chamado IPTV, torna-se assim acessível a um número bem maior de pessoas, explicam os membros da comissão.

A LLBN já tem quase 12 anos e agora transmite durante 24 horas todos os dias. A rede é inteiramente sustentada por telespectadores. O presidente da LLBN, Hannah Lustrell, disse que os diretores da comissão estão dando "um enorme salto de fé ao lançarem o novo canal". À medida que os fundos tornarem-se disponíveis, a LLBN Arabic planeja expandir seu sistema para outro de recepção direta para casa (DTH), que é bem popular no Oriente Médio. Para outras informações, acessar o endereço
www.llbn.tv. [ANN/James Ponder e Hannah Lustrel]

Pequeno Grupo em presídio batiza 6 detentos

7.12.07

Jussara, GO... [ASN] Como resultado do trabalho de um Pequeno Grupo realizado no Presídio de Jussara – GO foi realizado, no dia 10 de novembro, o batismo de 6 detentos.

Gabriel Barbosa Alves e Osvaldo de Oliveira, líderes do Pequeno Grupo, vêm realizando as reuniões todas as semanas, há 3 anos. “Algumas vezes pensei em desistir, mas quando estudava a Bíblia, Deus falava comigo sobre a responsabilidade de evangelizar os presos, e isso me fortalecia”, conta Gabriel. “Hoje estou muito feliz porque, depois de 3 anos, posso ver os primeiros frutos deste trabalho”, finaliza.

O sermão do batismo foi feito pelo líder de Pequenos Grupos no estado de Goiás, pastor Adilson Miranda. A cerimônia batismal foi realizada pelo pastor Luis Loli, distrital na cidade de Jussara. Cerca de 50 membros da igreja foram ao presídio assistir o batismo. [Equipe ASN – Francisleine Matos]

Intérpretes do Ministério dos Surdos realizam Encontro

São Paulo, SP... [ASN] O I Encontro de Intérpretes do Ministério dos Surdos da Igreja do Centro Universitário Adventista (UNASP), Campus São Paulo, aconteceu no dia 22 de setembro, em Itapecerica da Serra-SP. Segundo os organizadores foi uma programação marcante na vida de todos os participantes, que renovaram seu compromisso em contribuir para que os surdos tenham acesso à mensagem pregada através da língua de sinais.

O convidado especial, pastor Marcio Viana, falou da responsabilidade que foi confiada a algumas pessoas de trabalharem com os surdos. “Somos portadores da manifestação das obras de Deus na vida dessas pessoas”, disse.

Durante a programação houve muita oração, testemunhos e meditações, além de muitas dinâmicas de grupo dirigidas pelo ancião do ministério, Paulo Pingituro e pela psicóloga Karina Nonato, ambos membros da Igreja do UNASP.

“Nunca tinha visto tanta união” foram as palavras de Adalgiza Farias, que decidiu, depois de um tempo, voltar a fazer parte da equipe.

De acordo com a representante nacional de intérpretes adventistas, Jackeline Mennon, o encontro foi fundamental, “pois foi evidenciada a importância de cada um neste ministério”. [Equipe ASN - Paulo Pingituro]

Igrejas oferecem ginástica, ioga e até preparam para concursos

2.11.07

A fé move montanhas, forma cabeleireiros, prepara para concursos públicos e deixa em forma fiéis de São José do Rio Preto. São igrejas católicas e evangélicas que oferecem cursos para complementar os ensinamentos espirituais.
A vida da aposentada Ester Viana Miguel, 75 anos, ganhou novo fôlego depois que ela passou a freqüentar aulas de ginástica oferecidas na Basílica de Rio Preto. As aulas são realizadas em uma sala de aula ao lado da Basílica. São duas turmas com 20 alunas. As mais dispostas chegam às 7h. Para aquelas que não querem acordar tão cedo, os exercícios começam às 8h.
“Não basta rezar e não cuidar da saúde. Deus faz a parte dele, preciso fazer a minha.”

Além da aula de ginástica, a Basílica oferece aulas de ioga e atende crianças em uma escola infantil que mantém em parceria com a Secretaria de Educação de Rio Preto.
“Temos uma psicóloga e uma fonoaudióloga que atendem as crianças e seus pais de maneira voluntária”, diz a freira Ednalva Gomes da Silva, coordenadora da escola Elmaz Nakhl Tarraf.

Na 2ª Igreja Presbiteriana, são oferecidas aulas de português e matemática para concurso público. “As pessoas têm necessidades materiais. Quando elas são supridas, as portas espirituais se abrem”, diz o pastor Adair Ordontis Dias.

Para melhorar a convivência entre os freqüentadores da Igreja Adventista, foram criados grupos de teatro e de coreografia. Nos encontros, jovens preparam cenas bíblicas que são apresentadas durante encontros religiosos em Rio Preto e cidades da região.

Além do curso de português e matemática, a Igreja Presbiteriana oferece cursos de cabeleireiro, manicure, corte e costura e oficinas de trabalhos manuais.

Na igreja do Evangelho Quadrangular, os fiéis se uniram para manter a comunidade Vida Nova, que atende dependentes químicos. “Sem a parte social, perdemos a noção do trabalho ensinado por Cristo, que nos ensinou a ajudar o próximo”, diz o pastor Paulo César Grassi.

Fonte: Bom Dia Rio Preto. Publicado em 06/09/2007 no Instituto Jetro.

Encontro reúne 400 meninas em Londrina

24.10.07

Londrina, PR... [ASN] Com o tema “Simplesmente Menina”, cerca de 400 garotas entre 13 e 18 anos, da região norte do Paraná, participaram do 3º Encontro de Meninas, nos dias 5 a 7 de outubro. O evento foi realizado no Sindicado dos Auditores Fiscais do Paraná, na cidade de Londrina e foi organizado pelos Ministérios da Criança, do Adolescente e da Mulher.

De acordo com a coordenadora do evento, Sidéria Fernandes, a meta principal do encontro foi mostrar a importância da participação de cada menina na igreja, tendo Jesus em primeiro lugar. “O objetivo foi alcançado e as meninas saíram fortalecidas, animadas e comprometidas com o trabalho missionário da igreja”, ressaltou.


“Este tipo de encontro ajuda as meninas, adolescentes e jovens em diversos aspectos: dá a possibilidade de fazer novas amizades, de rever amigas de outras igrejas, de tratar de assuntos pertinentes à idade delas numa linguagem acessível e, o principal, ter um encontro com Jesus. Assim como a serva de Naamã fez a diferença onde estava, nossas meninas podem fazer a diferença onde estão. Todas podem florescer onde estão plantadas”, exclamou o pastor Sandro dos Santos, um dos palestrantes.

No sábado à tarde as meninas assistiram palestras sobre auto-estima, sexualidade, crescimento espiritual, como cuidar do corpo, entre outros temas. Segundo a psicóloga Maria Marta, uma das palestrantes, a importância desse evento em primeiro lugar é o fortalecimento espiritual, assim também como a auto-estima e a convivência em grupo. “É importante reservar um tempo para discutir assuntos de interesse das meninas, isso nos fortalece, nos reaviva e vale a pena”, destacou.

“Foi um final de semana muito espiritual. Pudemos aprender mais sobre o amor de Deus e sentir que o Pai está no comando de nossas vidas”, ressaltou a jovem, Marla Caroline Kaiser Bachega, de 15 anos. "O encontro mostrou que sou especial para Deus e, apesar de ser simplesmente menina, posso brilhar por Jesus onde quer que eu for", concluiu Larissa Lucasin Barbosa, de Palotina PR.

Ao final do encontro as meninas receberam a 1º edição da revista Adventist Girls com o tema “Simplesmente Menina”. Todas foram desafiadas a pregar o evangelho de Cristo a outras amigas no decorrer deste ano. Também foi proposto que cada menina que levar uma amiga ao batismo no próximo encontro ganhará a inscrição gratuita. [Equipe ASN - Dina Karla Miranda]

Colégio Adventista abre as portas e realiza ExpoSaúde

Jundiaí, SP... [ASN] O Colégio Adventista de Jundiaí, em São Paulo, abriu suas portas para toda a comunidade, no domingo, dia 30 de outubro, para a realização do programa ExpoSaúde. A iniciativa teve início às 9h, contando com recreação para as crianças, apresentação de grupos musicais, entre outras atividades.

As crianças assistiram à apresentação da turma do Nosso Amiguinho e brincaram na cama elástica e no futebol de sabão. Exposição de orquídeas, caricaturas e trabalhos realizados pelos Desbravadores também marcaram o evento. Entre os grupos musicais estiveram presentes os conjuntos Expressão e Harmonia, Grupo Cristal, entre outros.

No projeto ExpoSaúde, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer sua idade biológica, verificar o índice de glicose, a aptidão física e a capacidade pulmonar, além de receber uma massagem anti-stress. Cerca de 130 pessoas estiveram envolvidas como voluntários, entre eles vários profissionais da área médica. Mais de 600 pessoas estiveram presentes na exposição de saúde. Todos tiveram a oportunidade de conhecer os oito remédios da natureza e adquirir produtos naturais. [Equipe ASN – Redação]

Ministério para as Mães

16.7.07

O blog Faith in Context recentemente deu uma idéia de um ministério voltado para as mães.
A igreja oferece vários "serviços" para as mães, como: Escola Sabatina, Escola Cristã de Férias, Escola Adventista, Clube de Aventureiros e Desbravadores, Escola de Pais, etc.

Uma pesquisa recente, como relacionado no blog, apresentou as principais necessidades desse grupo:

96% das mães apresentam a falta de tempo
71% das mães dormem menos
71% das mães têm menos tempo para se cuidar
75% das mães têm menos tempo para relaxar
83% das mães têm menos tempo para o esposo
63% das mães tem pouco tempo para o relacionamento íntimo

Evidentemente que a alegria pelo recém-nascido compensa todas as privações que essa experiência traz. A igreja, no entanto, pode participar desse momento de forma significativa.
O estudo ainda apresenta uma lista de coisas que as mães gostariam de ter tempo para fazer, e que obviamente são sugestões de projetos que esse ministério pode desenvolver.

65% - Criar um diário sobre o desenvolvimento do bebê
53% - Passar tempo com outras mães e seus filhos
37% - Ensinar o seu filho
35% - Cozinhar para o seu filho
32% - Brincar com o filho
30% - Ler para o filho
24% - Ler livros e revistas sobre educação de filhos

Essa idéia pode pegar! Descubra um grupo de pessoas na sua igreja que possa desenvolver algumas atividades relacionadas com as mães.

Fonte: Understanding the Mindset and Needs of New Mothers

Argentina: Pacote de biscoitos prega a mensagem adventista

14.2.07

São Miguel de Tucuman, Argentina... [ASN] No dia 24 de outubro de 2006, já no final do expediente, ao estarem sendo fechados os escritórios da sede da Igreja Adventista no Noroeste da Argentina, o telefone tocou. Era Lucas Laméndula, um jovem de 26 anos que perguntava como poderia comunicar-se com um pastor adventista, pois havia entrado na página da Internet destinada a jovens adventistas e já havia feito todos os estudos bíblicos relacionados ao santuário e tinha agora uma série de dúvidas para as quais gostaria de ter uma resposta pessoalmente.

Por morar próximo à cidade de San Miguel de Tucumán, o número do telefone do Lucas foi passado ao pastor distrital, Ricardo Tré, que entrou em contato com ele naquela mesma noite. Combinaram de se reunirem na casa do moço, na quinta-feira, dia 26. Ali, o pastor encontrou um jovem casal: Lucas e Laura, com Sofia, sua filhinha de poucos meses de idade. Agora, a grande preocupação do casal era aprofundar-se no estudo da Bíblia.

Diante da pergunta do pastor Ricardo sobre como haviam entrado em contato com a Igreja, a explicação foi a seguinte:

Certo dia, Lucas foi consultar um médico a respeito de um problema de saúde. Entre outras recomendações, foi-lhe dito que deveria incorporar à sua dieta os produtos integrais e indicaram-lhe os produtos Granix, que sua esposa já conhecia. Primeiramente, compraram os biscoitos feitos de cereais integrais. Ao lerem o rótulo no pacote de biscoitos, descobriram que eram fabricados por uma instituição da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Imediatamente, buscaram na Internet o nome “adventistas”, chegando assim à página que lhes permitiu fazerem os estudos bíblicos sozinhos.

A partir desse primeiro contato com o pastor, já marcaram o dia e a hora para os estudos bíblicos e começaram então a receber todos os estudos da série “A Fé em Jesus”.

Lucas e a esposa sempre manifestaram grande interesse não só em estudar como em obedecer às novas verdades que iam descobrindo. Assim foi que, de forma absolutamente natural, decidiram tornar pública sua decisão pelo batismo e concretizá-lo já antes do Natal. Foram batizados no sábado, 23 de dezembro de 2006, por ocasião do encerramento da campanha evangelística da Caravana do Poder, realizada pela Igreja, com a presença do presidente da Igreja Adventista para a Região Austral da América do Sul, além de familiares e amigos que convidaram para que os acompanhassem nesse momento tão especial de sua vida.

“Através desse relato, podemos ver como Deus, através do Seu Santo Espírito, continua utilizando de todos os meios para levar a mensagem às pessoas. Desta vez, por um pequeno pacote de biscoitos que levava em seu rótulo o nome “adventistas”, fabricado em uma das instituições da Igreja, a Granix, na Argentina”, afirma o pastor Ricardo. [ASN/Argentina – Sílvia Peter]