Lista de 36 Ministérios Sugestivos

16.5.08

Um conceito interessante para o envolvimento dos membros segundo os seus dons, está relacionado aos ministérios. Visitando o site de uma igreja recentemente extraí uma lista sugestiva de alguns ministérios que poderiam ser implementados dependendo do contexto e necessidades:

  1. Idosos ativos e amigos - membros e amigos que tem 55 anos ou mais. Encontram-se regularmente para estudar a Bíblia e socializar.
  2. Adote um estudante - pessoas com a missão de tornar a educação possível a estudantes, principalmente aqueles que estão longe de casa porque eles pertencem a Deus e tem uma família espiritual que se importa com eles.
  3. Câncer - apóia membros e amigos que são sobreviventes ou estão presentemente enfrentando o câncer. O ministério planeja e conduz seminários para explorar e informar os membros nesse sentido.
  4. Desenvolvimento Profissional - provê informação, treinamento e contatos para que os membros desempregados possam ser inseridos no mercado de trabalho.
  5. Igreja na Sociedade - busca meios e oportunidades de educar, informar e capacitar a congregação e a comunidade para compreender, identificar e advogar a justiça social no mundo.
  6. Escola Sabatina - reúne-se aos sábados pela manhã para estudar a Bíblia em classes para as diferentes idades.
  7. Aconselhamento Matrimonial - profissionais da área de aconselhamento que possam voluntariar-se para trabalhar com indivíduos, famílias ou grupos.
  8. Contra a Violência Doméstica - provê apoio cristão para pessoas envolvidas em relacionamentos abusivos fisica e emocionalmente.
  9. Dramatização - nutre as habilidades de expressão presentes nas crianças e jovens para que comuniquem-se através de encenações.
  10. Estudantes da Bíblia - promove a compreensão das escrituras através de pesquisas, grupos de estudos aprofundados e seminários.
  11. Recuperação do Álcool, do Fumo e das Drogas - encontros semanais para pessoas que estão no processo de recuperação, bem como para familiares e amigos.
  12. Estrada de Emaús - provê companhia, parceiros de oração, ajudantes e amigos para pessoas passando por grief, por meses após o falecimento de um querido.
  13. Guia artístico e literário - informa a família espiritual sobre eventos culturais e artísticos na comunidade apropriados para os membros.
  14. Distribuição de alimentos - provê alimento enlatado e fresco mensalmente para pessoas que necessitam.
  15. Desbravadores e Aventureiros - envolvem crianças e adolescentes em uma série de atividades.
  16. Recepção - cumprimenta visitantes e membros na chegada para os cultos.
  17. Saúde - oferece visitação, oração intercessória e orientação para aqueles que estão lutando contra uma enfermidade.
  18. Bem-Estar - dedica-se à prevenção e informação a respeito de questões de saúde, bem como promover um estilo de vida saudável.
  19. Contra a AIDS - oferece conforto através do apoio, educação e treinamento para pessoas, famílias e amigos impactados pelo HIV e AIDS.
  20. Hospitalidade - promove a hospitalidade entre as famílias da igreja e recepciona os visitantes para o almoço, etc.
  21. Segurança Interna - provê segurança para os membros, as crianças da igreja e os carros estacionados.
  22. Tecnologia de informação - provê serviços de informática para a comunidade e membros.
  23. Aconselhamento legal - ministério de advogados cristãos voluntários que possam orientar a comunidade e a igreja.
  24. Casais - provê atividades e materiais para que os casais possam construir e manter o seu lar.
  25. Aulas de Reforço - envolve jovens e adultos que possam dar aulas de reforço de qualquer matéria.
  26. Mídia - provê serviços relacionados a áudio-visual, impressão, fotografia e telecomunicação para a igreja e comunidade: gravação de áudio, gravação de vídeo, fotografia, publicações, venda e e duplicação de CDs e DVDs,
  27. Grupo de Homens - encontros para trarar assuntos concernentes aos homens e seu relacionamento com Cristo.
  28. Música - membros com dons musicais que possam dirigir grupos musicais, treinar membros e participar na igreja.
  29. Novidade de Vida - encoraja novos membros a começar uma nova jornada providenciando materiais, oração intercessória e estudos bíblicos.
  30. Prisão - visita presos semanalmente, provendo materiais, oração e estudos bíblicos.
  31. Libras - treinamento para intérpretes que possam auxiliar nos cultos e na comunicação com surdos.
  32. Sozinhos - preocupa-se com assuntos relacionados a solteiros, divorciados, viúvos e pais solteiros, e realiza atividades e seminários voltados para esse grupo.
  33. Mulher - provê uma atmosfera para mulheres exercitarem a sua confiança e explorarem maneiras de se fortalecerem em face de dificuldades.
  34. Fidelidade - orientação para novos membros, supervisão do orçamento da igreja e serminários sobre administração doméstica para os membros.
  35. Computação - aulas de informática para comunidade e membros.
  36. Jovens - alimenta jovens, entre 18 e 35 anos, espiritualmente e trata de assuntos relevantes para eles.

Celular Evangelístico

9.5.08

2 de maio de 2008
Manila, Philippines
Taashi Rowe/ANN


Cerca de 14.000 cartões telefônicos criados exclusivamente para usuários de telefones celulares adventistas nas Filipinas serão lançados a partir de 22 de maio. Alguns dos detalhes dos cartões incluem a permissão para os usuários enviarem mensagens de inspiração, textos bíblicos e pedidos de oração. [foto: Jonathan Catolico/ANN]

Membros da Igreja Adventista nas Filipinas estão fazendo parceria com a empresa Globe Telecom, Inc., um destacado provedor de telecomunicações nas Filipinas, para criar um cartão SIM, ou "chip" de telefones celulares, especial para adventistas.Estes cartões SIM, ou 'Subscriber Identity Module' [Módulo de identidade de assinante] como é o sentido da sigla em inglês, é usado para conectar um telefone celular com a rede da seleção dos assinantes e recarregar tempo de transmissão.

Serão usados em aparelhos celulares como um cartão removível que armazena informações de identidade pessoal, números de telefone, mensagens de texto e outros dados.Jonathan Catolico, diretor de comunicação da Igreja Adventista na região do Pacífico-Ásia Meridional, espera que o cartão seja usado por cerca de 250.000 adventistas, ou aproximadamente um quarto da membresia da IASD nas Filipinas.Isso faz parte de um projeto da denominação, chamado "Comprometidos a Falar do Amor de Deus".

Os usuários de tais cartões podem ministrar a outros utilizando os aspectos
especiais do cartão: versos bíblicos, orações diárias, pedidos de oração,
notícias, lista de endereços de congregações adventistas em áreas metropolitanas
e cidades várias, e versões abreviadas das principais doutrinas adventistas."

Quando um membro da Igreja manda uma mensagem de inspiração já incorporada no cartão SIM a alguém a quem deseja inspirar é porque ele ou ela já ten envolvimento ativo no programa de conquista de almas da Igreja", comenta Catolico.Um percentual do que é cobrado por cada mensagem de texto será também doado a projetos especiais da Igreja.Rodolfo Bautista Jr., professor de tempo parcial de Bíblia e História no Centro Médico Adventista de Manila ajudou a levar avante o projeto. Ele diz que os cartões telefônicos adventistas serão uma ferramenta útil para alcançar uma geração que se tem condicionado a mandar mensagens breves por celular a seus amigos.

"Um jovem pode ter até 300 pessoas não-adventistas em sua lista de números de modo que o cartão torna-lhes fácil realizar evangelismo pessoal", diz Bautista.

Em 2002, a Igreja Adventista nas Filipinas iniciou um "ministério por celular", um procedimento simples de enviar mensagens inspiradoras a qualquer assinante de telefones celulares, explica Catolico.Mas o projeto ingressou em marcha acelerada em 2007 quando Bautista ouviu dizer que a Globe já havia criado cartões específicos para comunidades para seis outras organizações religiosas nas Filipinas.Ele, então, fez empenho para que a Igreja formasse uma entidade subordinada ao Departamento de Relações Públicas que atuaria com a Globe, para criar cartões especializados para a comunidade adventista.

Os primeiros 14.000 cartões estarão disponíveis a começar de 22 de maio. Catolico estima que 100.000 cartões serão distribuídos até 2009. Ele espera que o programa se expanda a outras Igrejas Adventistas na região.Os cartões estarão disponíveis em reuniões da Igreja como eventos de evangelismo por satélite, reuniões de negócios da denominação ou mediante tesoureiros de missões. Cada uma das mais de 3.000 congregações nas Filipinas terão um provedor licenciado para quem queira recarregar seus cartões.Catolico apresentará o ministério de marketing durante a Rede de Evangelismo Internético Global em julho.