Conscious Café - um ministério não-tradicional

16.8.08


Na foto ao lado, um grupo de adolescentes locais freqüentam o Conscious Café, onde o gerente, Andrew Clark, abriu suas portas para jovens que buscam uma alternativa mais segura para a vida nas ruas. O seu ministério é parte de uma tendência mais ampla para projetos conduzidos pela Igreja e adaptados a necessidades comunitárias.

O que o centro da cidade de Carnegie precisava quatro anos atrás, recorda Andrew Clark, não era uma Igreja Adventista, mas uma cafeteria.Depois da enchente causada pelo Furacão Ivã, que afetou Carnegie em 2004, os residentes locais pediram a donos de negócios que se mudassem para o centro da cidade a fim de rejuvenescer a área.


Esperando atrair pessoas para o centro da cidade e incentivar o crescimento econômico, pediram especificamente por um estabelecimento com assentos confortáveis e sistemas de som Wi-Fi disponíveis, conta Clark, que dirige os Serviços Comunitários Adventistas da Grande Pittsburgh.

Com verbas da associação adventista local, Clark estabeleceu uma cafeteria com uma livraria de obras usadas anexa, esperando atrair uns vinte ou trinta indivíduos interessados numa boa leitura e num copo de chá. Em vez disso, os adolescentes locais começaram a freqüentar Conscious Cafi, levando Clark a redefinir o próspero ministério."Lembro-me dos três primeiros garotos que vieram", diz Clark. "Quando os vi, pensei, 'Agora sim ... esse lugar vai entrar em decadência'". Quando os adolescentes perguntaram a Clark se podiam comer ali o seu lanche que haviam adquirido noutro estabelecimento, Clark lhes disse, "Tudo bem", mas pensando na idéia de que comessem e saíssem. Então, comenta ele, Deus o impressionou a deixar que ficassem: "Ele disse, 'Você sabe, este é o Meu ministério, não o seu'". Quando um voluntário chamou Clark de "pastor" em frente dos adolescentes, eles perguntaram onde era a sua Igreja. "'Você está sentado nela' eu lhe disse. E ele comentou, 'Bem, se esta é uma igreja, eu estarei de volta todos os dias e trarei meus amigos'", recorda Clark.

Ele fez isso, e Clark logo abria o segundo pavimento do estabelecimento, que os adolescentes batizaram de "Cenáculo". Eles ficavam por ali, comiam juntos, participavam de jogos e ajudavam com projetos comunitários, como o de reabilitação de moradias. Eles cumpriam sua própria lista de regras, que incluíam 'respeito uns aos outros ' e 'não falar palavrões'. "É o tipo de lugar onde eu posso ir e não me preocupar com pessoas tentando me pressionar a fazer coisas que não desejo", declara Jake Crawford, membro do Cenáculo. "Eu digo a meus amigos, 'Hei, dá um chego lá. É um lugar legal para se passar tempo'".

Em média, Clark diz que cerca de 20 adolescentes aparecem na loja -- alguns tomam um refrigerante, outros ficam o dia inteiro. Eventos especiais, inclusive programas sábados de manhã como numa Igreja, atraem até 50. "Quase que abrimos as portas toda vez que eles aparecem", diz ele. Clark, de 31 anos de idade, superou um vício de drogas quando mais jovem, e diz que compartilhar o seu testemunho cria um ambiente de confiança onde os jovens podem se abrir. "Não é tanto, 'estou enfrentando vício de drogas também, pode me ajudar?', mas, 'pode me ajudar a entender os meus pais?'"

Clark diz que na sua maioria os garotos que aparecem no Conscious Café estão ali porque desejam sair das ruas e afastar-se de drogas e outras influências negativas. Os pais e membros da comunidade apreciam o ambiente seguro, diz ele. Afinal de contas, "eles é que pediram isso". Essa necessidade subjacente é que promove o ministério, diz Clark. "Quando consideramos a história de nossa Igreja, ela realmente começou com a integração com as pessoas, revelar simpatia a elas, atender suas necessidades e ganhar sua confiança, e então torná-las discípulos, e não de modo inverso", diz ele.

Se perguntar a Clark qual é o segredo de um ministério de êxito como esse ele dirá: "Saber por que está fazendo isso. Nunca vi um ministério ter início com genuína sinceridade que não tivesse êxito". Nada faz um ministério afundar mais rápido do que motivos secundários, diz Clark. "Se você está apenas querendo formar uma Igreja, obter reconhecimento ou sentir-se bom a seu próprio respeito, isso não é do interesse da comunidade".

Esse chamado "evangelismo social" está motivando uma nova onda de ministério adventista, declara Sung Kwon, que dirige o Serviço Comunitário Adventista para a denominação na América do Norte."Tradicionalmente os adventistas têm sido muito passivos. Temos tendido a manter uma atitude de proclamar, 'vinde e vê'", diz Kwon. "Agora estamos aprendendo a ser mais pró-ativos com um 'vá e ajude'". Conscious Café é um exemplo dessa tendência para um ministério de maior engajamento.

"Há muitas formas, mas estou convencido de que temos que atender às necessidades das pessoas. Jesus disse, 'Vim para servir'. Como cristãos, o que mais podemos fazer?" Clark, também diz que o serviço deve combinar com o testemunho cristão. "Precisamos implantar mais ministérios e fazer igrejas se formarem a partir delas, não implantar igrejas e pensar, 'Pode ser que um ministério ajude'".

Para maiores informações sobre Conscious Café e os Serviços Comunitários Adventistas em Pittsburgh, o braço humanitário da Igreja, visite www.consciouscafe.com/ e www.acsgp.org.

August 5, 2008 Carnegie, Pennsylvania, United States Elizabeth Lechleitner/ANN