Alimento para 1 Milhão em uma Tarde

24.10.08


Membros da Igreja e jovens distribuíram caixas de alimentos para quase 1 milhão de pessoas pobres num esforço que coincidiu com o Dia de Combate à Fome, da Organização das Nações Unidas, que se deu em 16 de outubro.

Em Bucaramanga, Colômbia, um dos muitos locais participantes, onde voluntários propiciaram cortes de cabelo, assistência médica, e instalações para banho, além de alimentos.


Por 20 anos, dos 35 de vida, Vladimir Gomez tem vivido nas ruas de Bucaramanga, Colômbia, lutando com o vício e pedindo dinheiro para comida. Mas em 11 de outubro, Gomez estava entre os quase um milhão de pessoas por toda a América Central que não teve que se preocupar quanto a se teria uma refeição.


Num evento que refletia o Dia Mundial de Combate à Fome, da Organização das Nações Unidas -- realizado em 16 de outubro cada ano -- a Igreja Adventista do Sétimo Dia e a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais [ADRA] colaboraram com governos locais para promover a conscientização sobre fome. Doações de menos de dois dólares de quase um milhão de membros da Igreja e milhares de jovens locais tornaram o Dia da Bondade e Compaixão possível pela maior parte das 17 regiões eclesiásticas da América Central, declarou Bernardo Rodriguez, diretor de ministérios jovens para a região eclesiástica regional e co-organizador do evento.



Rodriguez declarou que o evento demonstrava que compartilhar o amor de Deus através de "atos de bondade" era um meio poderoso de "proclamar o evangelho".


O governador de Santander e ex-Ministro do Interior, da Colômbia, Horacio Serpa, disse aos participantes em Bucaramanga que estava agradecido pelo comprometimento da Igreja Adventista em seguir o exemplo de Jesus Cristo. "Hoje eu me faço um voluntário da ADRA", declarou Serpa, após o quê 15 caminhões carregados com refeições deixou a praça para distribuir alimentos pelas comunidades circunvizinhas.


O Dia da Bondade e Compaixão foi uma oportunidade da ADRA e da Igreja aumentar sua presença na comunidade, declarou Wally Amundson, diretor da ADRA para a América Central. "Estou seguro de que igrejas através da América Central perceberão quão fácil e quão financeiramente viável é fazer algo significativo numa comunidade como esta", declarou Amundson. "Minha esperança é que cada igreja continue a pensar a respeito do que podem fazer em sua comunidade no dia a dia e mês a mês -- não somente uma vez ao ano".


Os membros da Igreja em vários países já estão planejando a repetição da atividade no próximo ano. Adicionalmente, países em três diferentes regiões administrativas da denominação adventista têm expressado interesse em manter eventos semelhantes em seus territórios.


21 de outubro de 2008, Bucaramanga, Santander, Colombia - Libna Stevens/ANN Staff

Ponto de Encontro para Moradores e Turistas

17.10.08

Os membros da Igreja celebram a abertura do Ponto de Encontro. Os líderes adventistas em Chipre esperam que o ambiente casual do centro incentive os moradores locais a visitarem e fazerem amigos ali.


Os adventistas do local turístico mediterrâneo de Limassol transformaram um antigo escritório de táxis de frente para o mar num centro de ministério. "Nosso propósito é atender às necessidades das pessoas da redondeza, muitas das quais são imigrantes e turistas", declara David J. Cox, líder da Igreja em Chipre a respeito do Ponto de Encontro, que foi aberto este mês.

"Desejamos que seja um ponto de referência de convivência, no coração da área turística".

Os dirigentes da Igreja em Chipre dizem que o Ponto de Encontro oferecerá serviços de culto, bem como seminários aos pais, música e eventos artísticos, clubes para crianças e uma biblioteca com acesso internético. Parcerias com profissionais locais propiciarão consultas legais gratuitas e outros serviços aos membros da comunidade.

"Estamos contentes que os membros da Igreja em Limassol têm um forte enfoque em missão e estão ansiosos por se conectarem mais eficazmente com a comunidade mais ampla", declarou Kjell Aune, líder da Igreja no Oriente Médio durante a abertura em 13 de setembro. Há cerca de 100 adventistas em Chipre.

22 de Setembro de 2008 -- Limassol, Cyprus -- Alex Elmadjian/ANN Staff

Drive-Thru de Oração

10.9.08


A Catedral da Fé da Church of God em Mount Morris, Michigan, ofereceu pela segunda vez o drive-thru de oração.

A história foi destaque no jornal USA Today e apresentou os membros da igreja ao lado da rua, no estacionamento da igreja com cartazes que diziam: "Pare para uma oração!" Os motoristas nem precisaram tirar o cinto de segurança. Era só preencher um pedido de oração e ir até o outro lado da igreja onde o pastor e líderes da igreja estavam prontos para orar.

O Reverendo Chris Martin, pastor da igreja, mencionou que os motivos de oração mais comuns estavam relacionados a emprego, finanças e saúde. “Levar a igreja às pessoas, às ruas, é o objetivo principal. Orar e fazer cultos dentro da igreja é ótimo, mas os problemas estão mesmo aqui fora."

Conscious Café - um ministério não-tradicional

16.8.08


Na foto ao lado, um grupo de adolescentes locais freqüentam o Conscious Café, onde o gerente, Andrew Clark, abriu suas portas para jovens que buscam uma alternativa mais segura para a vida nas ruas. O seu ministério é parte de uma tendência mais ampla para projetos conduzidos pela Igreja e adaptados a necessidades comunitárias.

O que o centro da cidade de Carnegie precisava quatro anos atrás, recorda Andrew Clark, não era uma Igreja Adventista, mas uma cafeteria.Depois da enchente causada pelo Furacão Ivã, que afetou Carnegie em 2004, os residentes locais pediram a donos de negócios que se mudassem para o centro da cidade a fim de rejuvenescer a área.


Esperando atrair pessoas para o centro da cidade e incentivar o crescimento econômico, pediram especificamente por um estabelecimento com assentos confortáveis e sistemas de som Wi-Fi disponíveis, conta Clark, que dirige os Serviços Comunitários Adventistas da Grande Pittsburgh.

Com verbas da associação adventista local, Clark estabeleceu uma cafeteria com uma livraria de obras usadas anexa, esperando atrair uns vinte ou trinta indivíduos interessados numa boa leitura e num copo de chá. Em vez disso, os adolescentes locais começaram a freqüentar Conscious Cafi, levando Clark a redefinir o próspero ministério."Lembro-me dos três primeiros garotos que vieram", diz Clark. "Quando os vi, pensei, 'Agora sim ... esse lugar vai entrar em decadência'". Quando os adolescentes perguntaram a Clark se podiam comer ali o seu lanche que haviam adquirido noutro estabelecimento, Clark lhes disse, "Tudo bem", mas pensando na idéia de que comessem e saíssem. Então, comenta ele, Deus o impressionou a deixar que ficassem: "Ele disse, 'Você sabe, este é o Meu ministério, não o seu'". Quando um voluntário chamou Clark de "pastor" em frente dos adolescentes, eles perguntaram onde era a sua Igreja. "'Você está sentado nela' eu lhe disse. E ele comentou, 'Bem, se esta é uma igreja, eu estarei de volta todos os dias e trarei meus amigos'", recorda Clark.

Ele fez isso, e Clark logo abria o segundo pavimento do estabelecimento, que os adolescentes batizaram de "Cenáculo". Eles ficavam por ali, comiam juntos, participavam de jogos e ajudavam com projetos comunitários, como o de reabilitação de moradias. Eles cumpriam sua própria lista de regras, que incluíam 'respeito uns aos outros ' e 'não falar palavrões'. "É o tipo de lugar onde eu posso ir e não me preocupar com pessoas tentando me pressionar a fazer coisas que não desejo", declara Jake Crawford, membro do Cenáculo. "Eu digo a meus amigos, 'Hei, dá um chego lá. É um lugar legal para se passar tempo'".

Em média, Clark diz que cerca de 20 adolescentes aparecem na loja -- alguns tomam um refrigerante, outros ficam o dia inteiro. Eventos especiais, inclusive programas sábados de manhã como numa Igreja, atraem até 50. "Quase que abrimos as portas toda vez que eles aparecem", diz ele. Clark, de 31 anos de idade, superou um vício de drogas quando mais jovem, e diz que compartilhar o seu testemunho cria um ambiente de confiança onde os jovens podem se abrir. "Não é tanto, 'estou enfrentando vício de drogas também, pode me ajudar?', mas, 'pode me ajudar a entender os meus pais?'"

Clark diz que na sua maioria os garotos que aparecem no Conscious Café estão ali porque desejam sair das ruas e afastar-se de drogas e outras influências negativas. Os pais e membros da comunidade apreciam o ambiente seguro, diz ele. Afinal de contas, "eles é que pediram isso". Essa necessidade subjacente é que promove o ministério, diz Clark. "Quando consideramos a história de nossa Igreja, ela realmente começou com a integração com as pessoas, revelar simpatia a elas, atender suas necessidades e ganhar sua confiança, e então torná-las discípulos, e não de modo inverso", diz ele.

Se perguntar a Clark qual é o segredo de um ministério de êxito como esse ele dirá: "Saber por que está fazendo isso. Nunca vi um ministério ter início com genuína sinceridade que não tivesse êxito". Nada faz um ministério afundar mais rápido do que motivos secundários, diz Clark. "Se você está apenas querendo formar uma Igreja, obter reconhecimento ou sentir-se bom a seu próprio respeito, isso não é do interesse da comunidade".

Esse chamado "evangelismo social" está motivando uma nova onda de ministério adventista, declara Sung Kwon, que dirige o Serviço Comunitário Adventista para a denominação na América do Norte."Tradicionalmente os adventistas têm sido muito passivos. Temos tendido a manter uma atitude de proclamar, 'vinde e vê'", diz Kwon. "Agora estamos aprendendo a ser mais pró-ativos com um 'vá e ajude'". Conscious Café é um exemplo dessa tendência para um ministério de maior engajamento.

"Há muitas formas, mas estou convencido de que temos que atender às necessidades das pessoas. Jesus disse, 'Vim para servir'. Como cristãos, o que mais podemos fazer?" Clark, também diz que o serviço deve combinar com o testemunho cristão. "Precisamos implantar mais ministérios e fazer igrejas se formarem a partir delas, não implantar igrejas e pensar, 'Pode ser que um ministério ajude'".

Para maiores informações sobre Conscious Café e os Serviços Comunitários Adventistas em Pittsburgh, o braço humanitário da Igreja, visite www.consciouscafe.com/ e www.acsgp.org.

August 5, 2008 Carnegie, Pennsylvania, United States Elizabeth Lechleitner/ANN

Lista de 36 Ministérios Sugestivos

16.5.08

Um conceito interessante para o envolvimento dos membros segundo os seus dons, está relacionado aos ministérios. Visitando o site de uma igreja recentemente extraí uma lista sugestiva de alguns ministérios que poderiam ser implementados dependendo do contexto e necessidades:

  1. Idosos ativos e amigos - membros e amigos que tem 55 anos ou mais. Encontram-se regularmente para estudar a Bíblia e socializar.
  2. Adote um estudante - pessoas com a missão de tornar a educação possível a estudantes, principalmente aqueles que estão longe de casa porque eles pertencem a Deus e tem uma família espiritual que se importa com eles.
  3. Câncer - apóia membros e amigos que são sobreviventes ou estão presentemente enfrentando o câncer. O ministério planeja e conduz seminários para explorar e informar os membros nesse sentido.
  4. Desenvolvimento Profissional - provê informação, treinamento e contatos para que os membros desempregados possam ser inseridos no mercado de trabalho.
  5. Igreja na Sociedade - busca meios e oportunidades de educar, informar e capacitar a congregação e a comunidade para compreender, identificar e advogar a justiça social no mundo.
  6. Escola Sabatina - reúne-se aos sábados pela manhã para estudar a Bíblia em classes para as diferentes idades.
  7. Aconselhamento Matrimonial - profissionais da área de aconselhamento que possam voluntariar-se para trabalhar com indivíduos, famílias ou grupos.
  8. Contra a Violência Doméstica - provê apoio cristão para pessoas envolvidas em relacionamentos abusivos fisica e emocionalmente.
  9. Dramatização - nutre as habilidades de expressão presentes nas crianças e jovens para que comuniquem-se através de encenações.
  10. Estudantes da Bíblia - promove a compreensão das escrituras através de pesquisas, grupos de estudos aprofundados e seminários.
  11. Recuperação do Álcool, do Fumo e das Drogas - encontros semanais para pessoas que estão no processo de recuperação, bem como para familiares e amigos.
  12. Estrada de Emaús - provê companhia, parceiros de oração, ajudantes e amigos para pessoas passando por grief, por meses após o falecimento de um querido.
  13. Guia artístico e literário - informa a família espiritual sobre eventos culturais e artísticos na comunidade apropriados para os membros.
  14. Distribuição de alimentos - provê alimento enlatado e fresco mensalmente para pessoas que necessitam.
  15. Desbravadores e Aventureiros - envolvem crianças e adolescentes em uma série de atividades.
  16. Recepção - cumprimenta visitantes e membros na chegada para os cultos.
  17. Saúde - oferece visitação, oração intercessória e orientação para aqueles que estão lutando contra uma enfermidade.
  18. Bem-Estar - dedica-se à prevenção e informação a respeito de questões de saúde, bem como promover um estilo de vida saudável.
  19. Contra a AIDS - oferece conforto através do apoio, educação e treinamento para pessoas, famílias e amigos impactados pelo HIV e AIDS.
  20. Hospitalidade - promove a hospitalidade entre as famílias da igreja e recepciona os visitantes para o almoço, etc.
  21. Segurança Interna - provê segurança para os membros, as crianças da igreja e os carros estacionados.
  22. Tecnologia de informação - provê serviços de informática para a comunidade e membros.
  23. Aconselhamento legal - ministério de advogados cristãos voluntários que possam orientar a comunidade e a igreja.
  24. Casais - provê atividades e materiais para que os casais possam construir e manter o seu lar.
  25. Aulas de Reforço - envolve jovens e adultos que possam dar aulas de reforço de qualquer matéria.
  26. Mídia - provê serviços relacionados a áudio-visual, impressão, fotografia e telecomunicação para a igreja e comunidade: gravação de áudio, gravação de vídeo, fotografia, publicações, venda e e duplicação de CDs e DVDs,
  27. Grupo de Homens - encontros para trarar assuntos concernentes aos homens e seu relacionamento com Cristo.
  28. Música - membros com dons musicais que possam dirigir grupos musicais, treinar membros e participar na igreja.
  29. Novidade de Vida - encoraja novos membros a começar uma nova jornada providenciando materiais, oração intercessória e estudos bíblicos.
  30. Prisão - visita presos semanalmente, provendo materiais, oração e estudos bíblicos.
  31. Libras - treinamento para intérpretes que possam auxiliar nos cultos e na comunicação com surdos.
  32. Sozinhos - preocupa-se com assuntos relacionados a solteiros, divorciados, viúvos e pais solteiros, e realiza atividades e seminários voltados para esse grupo.
  33. Mulher - provê uma atmosfera para mulheres exercitarem a sua confiança e explorarem maneiras de se fortalecerem em face de dificuldades.
  34. Fidelidade - orientação para novos membros, supervisão do orçamento da igreja e serminários sobre administração doméstica para os membros.
  35. Computação - aulas de informática para comunidade e membros.
  36. Jovens - alimenta jovens, entre 18 e 35 anos, espiritualmente e trata de assuntos relevantes para eles.

Celular Evangelístico

9.5.08

2 de maio de 2008
Manila, Philippines
Taashi Rowe/ANN


Cerca de 14.000 cartões telefônicos criados exclusivamente para usuários de telefones celulares adventistas nas Filipinas serão lançados a partir de 22 de maio. Alguns dos detalhes dos cartões incluem a permissão para os usuários enviarem mensagens de inspiração, textos bíblicos e pedidos de oração. [foto: Jonathan Catolico/ANN]

Membros da Igreja Adventista nas Filipinas estão fazendo parceria com a empresa Globe Telecom, Inc., um destacado provedor de telecomunicações nas Filipinas, para criar um cartão SIM, ou "chip" de telefones celulares, especial para adventistas.Estes cartões SIM, ou 'Subscriber Identity Module' [Módulo de identidade de assinante] como é o sentido da sigla em inglês, é usado para conectar um telefone celular com a rede da seleção dos assinantes e recarregar tempo de transmissão.

Serão usados em aparelhos celulares como um cartão removível que armazena informações de identidade pessoal, números de telefone, mensagens de texto e outros dados.Jonathan Catolico, diretor de comunicação da Igreja Adventista na região do Pacífico-Ásia Meridional, espera que o cartão seja usado por cerca de 250.000 adventistas, ou aproximadamente um quarto da membresia da IASD nas Filipinas.Isso faz parte de um projeto da denominação, chamado "Comprometidos a Falar do Amor de Deus".

Os usuários de tais cartões podem ministrar a outros utilizando os aspectos
especiais do cartão: versos bíblicos, orações diárias, pedidos de oração,
notícias, lista de endereços de congregações adventistas em áreas metropolitanas
e cidades várias, e versões abreviadas das principais doutrinas adventistas."

Quando um membro da Igreja manda uma mensagem de inspiração já incorporada no cartão SIM a alguém a quem deseja inspirar é porque ele ou ela já ten envolvimento ativo no programa de conquista de almas da Igreja", comenta Catolico.Um percentual do que é cobrado por cada mensagem de texto será também doado a projetos especiais da Igreja.Rodolfo Bautista Jr., professor de tempo parcial de Bíblia e História no Centro Médico Adventista de Manila ajudou a levar avante o projeto. Ele diz que os cartões telefônicos adventistas serão uma ferramenta útil para alcançar uma geração que se tem condicionado a mandar mensagens breves por celular a seus amigos.

"Um jovem pode ter até 300 pessoas não-adventistas em sua lista de números de modo que o cartão torna-lhes fácil realizar evangelismo pessoal", diz Bautista.

Em 2002, a Igreja Adventista nas Filipinas iniciou um "ministério por celular", um procedimento simples de enviar mensagens inspiradoras a qualquer assinante de telefones celulares, explica Catolico.Mas o projeto ingressou em marcha acelerada em 2007 quando Bautista ouviu dizer que a Globe já havia criado cartões específicos para comunidades para seis outras organizações religiosas nas Filipinas.Ele, então, fez empenho para que a Igreja formasse uma entidade subordinada ao Departamento de Relações Públicas que atuaria com a Globe, para criar cartões especializados para a comunidade adventista.

Os primeiros 14.000 cartões estarão disponíveis a começar de 22 de maio. Catolico estima que 100.000 cartões serão distribuídos até 2009. Ele espera que o programa se expanda a outras Igrejas Adventistas na região.Os cartões estarão disponíveis em reuniões da Igreja como eventos de evangelismo por satélite, reuniões de negócios da denominação ou mediante tesoureiros de missões. Cada uma das mais de 3.000 congregações nas Filipinas terão um provedor licenciado para quem queira recarregar seus cartões.Catolico apresentará o ministério de marketing durante a Rede de Evangelismo Internético Global em julho.

Evangelismo à Bordo de um Cruzeiro

29.2.08

No dia 16 de dezembro, 330 jovens adventistas saíram de Tampa, Flórida, no primeiro "Cruzeiro com uma Missão". Sete dias que combinaram retiro espiritual, viagem missionária e férias.

A idéia foi desenvolvida por Ron Whitehead, diretor do Centro para Evangelismo Jovem em Berrien Springs, Michigan. O objetivo principal é conectar jovens adventistas ao redor do mundo para experimentarem crescimento espiritual, comunidade, diversão e a alegria do serviço.

O grupo médico atendeu 250 pacientes em Belize e Guatemala. No cruzeiro, encontraram-se médicos, estudantes, dentistas, comunicadores, pastores, engenheiros e outros profissionais.

Essa viagem marcou o início de um novo jeito de evangelizar. Além do atendimento médico, os jovens realizaram uma escola cristã de férias, programas espirituais e ajudaram a reformar parques e escolas. O segundo Cruzeiro com uma Missão já está marcado para dezembro de 2008.

Para conhecer melhor o projeto:www.cruisewithamission.org/.